Steve McLendon, um gerente de produto da Google, admite que está triste em ver o Google Podcasts se encaminhar para o cemitério de software. Ele sugere que a simplicidade do aplicativo, uma de suas principais vantagens, é o que levou ao seu declínio: "As experiências de podcast podem ser melhoradas para os usuários de uma maneira que eu acho que o Google Podcasts nunca seria realmente capaz de entregar".
Após o lançamento do aplicativo em 2018, a empresa está encerrando o Google Podcasts no início de abril. O YouTube Music servirá como o novo lar da Google para ouvir podcasts. Enquanto alguns usuários desejam a experiência básica de um captador de feeds RSS para podcasts, McLendon está de olho em um futuro onde a descoberta algorítmica e os clipes de vídeo de podcasts sejam mais centrais para a experiência do usuário.
"O Google pode ser conhecido por ter muitos produtos diferentes que fazem coisas semelhantes", diz ele. "Então, qual é realmente aquele em que estamos investindo?" Enquanto McLendon deseja criar uma experiência do usuário onde os ouvintes exclusivos de podcasts se sintam bem-vindos, ele também está animado com as possibilidades multimídia. Por exemplo, se alguém assistir a vários clipes de jogos da NBA no YouTube, então sua conta do YouTube Music poderia sugerir alguns podcasts de basquete.
Como Migrar do Google Podcasts para o YouTube Music
A equipe de McLendon lançou uma ferramenta para ajudar os usuários do Google Podcasts a transferir suas inscrições de shows para o YouTube Music. A funcionalidade atualmente está disponível apenas para usuários nos Estados Unidos, mas McLendon diz que a empresa planeja um lançamento internacional no futuro. Vale ressaltar que os usuários precisam completar essa migração antes que a Google torne os dados indisponíveis em julho.
Comece abrindo o aplicativo em seu dispositivo Android ou iOS e mudando para a guia Home. Desde o anúncio de que iria encerrar seu aplicativo de Podcasts, a Google começou a exibir uma notificação no topo da tela inicial do aplicativo que oferece um link rápido para exportar suas inscrições. Procure por esta notificação no topo e selecione Export subscriptions. (Em um navegador, a mesma opção deve aparecer sob a guia Explore shows.) Se você deseja transferir tudo para o YouTube Music, escolha o botão Export. Ao tocar nisso no seu telefone, o YouTube Music será aberto automaticamente e confirmará qual conta você deseja usar para completar a mudança. Depois de clicar no botão Transfer as..., o YouTube Music verificará se você deseja adicionar os feeds RSS de todos os seus podcasts à sua biblioteca. Então o processo começa.
A ferramenta conseguiu migrar todas as minhas 12 inscrições de podcast em menos de um minuto. (Se você é um fã de podcasts com centenas de inscrições, pode levar mais tempo.) Depois, você pode ouvir seus programas favoritos no YouTube Music tocando em Podcasts no topo da guia Home ou Library. Se você não ver imediatamente a opção Podcasts, pode ser necessário rolar pelos botões cinza à esquerda. Se você já usou o YouTube Music, saberá que é necessário ter uma assinatura premium se quiser ouvir música enquanto a tela do seu telefone está bloqueada. Felizmente, isso não se aplica a podcasts; você pode transmitir ou reproduzir shows baixados enquanto a tela está bloqueada, mesmo sem uma assinatura.
Opções Alternativas para Ouvir Podcasts
Frustrado com essa mudança e procurando por outro aplicativo de podcast minimalista? Para proprietários de iPhone, o aplicativo Overcast é uma opção forte que espelha a natureza simplificada do Google Podcasts. O Pocket Casts é outro aplicativo bem projetado que pode se adequar às suas preferências, e está disponível em dispositivos Android e Apple.
Felizmente, se você decidir contra o YouTube Music e quiser sair completamente do ecossistema de podcasts da Google, ainda pode levar suas inscrições de programas com você. Siga as mesmas etapas listadas na seção acima; quando você chegar à opção de exportação para o YouTube Music, encontre a opção secundária rotulada Export for another app e pressione Download. Esse processo salvará um arquivo OPML em seu dispositivo.
No aplicativo Overcast, você pode fazer upload dessa lista de inscrições indo para Configurações e rolando para baixo até Import OPML. O processo de migração do Google Podcasts para o Pocket Casts é um pouco mais complicado, mas ainda é possível. Abra o aplicativo Files em seu smartphone e localize o arquivo de dados OPML baixado. Escolha compartilhar o arquivo e, em seguida, envie-o para o Pocket Casts. Isso deve transferir suas inscrições de programas para o novo aplicativo.