Uma das sitcoms mais longevas da história da TV, Os Simpsons definitivamente tem muita história para contar. Animação criada por Matt Groening para a Fox que satiriza o estilo de vida norte-americano, o seriado protagonizado por uma família disfuncional para lá de engraçada estreou em 1989 e permanece no ar até hoje, atualmente em sua 35ª temporada.
Nesse tempo, Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie viveram todo tipo de aventuras, visitaram inúmeros países, conheceram dezenas de celebridades, tiveram que lidar com criaturas curiosas desse e de outros planetas e, curiosamente, acertaram previsões para o futuro.
Essa peculiaridade da série de falar sobre acontecimentos que mais tarde se concretizaram a acompanha há mutos anos e teve consequências até para o Brasil, já que alguns dos eventos e histórias mostrados no sitcom realmente aconteceram por aqui algum tempo depois.
Para relembrar os principais acertos da série quando o assunto são as terras tupiniquins, o Canaltech listou 5 previsões feitas por Os Simpsons para o Brasil que se realizaram. Será que você se lembra de algumas delas?
5. A nota de R$ 200
Os Simpsons na Copa do Mundo, 16º episódio da 25ª temporada do show, foi responsável por diversas previsões a respeito do Brasil. Transmitido pela Fox em 2014, o capítulo acompanha Homer em uma verdadeira saga pela Copa do Mundo no nosso país, quando após um vídeo sobre Lisa elogiando o pai viralizar na internet, o patriarca da família Simpson é convidado para arbitrar alguns jogos da disputa.
Uma dos presságios mais famosos que aparecem nesse episódio é o da nota de R$ 200 — cédula que na época ainda nem existia no Brasil. Mesmo tendo sido implementada pelo Banco Central apenas em 2020, uma maleta de notas de 200 reais aparece nesse episódio do show quando um figurão tenta subornar Homer para que ele apite o jogo a favor do Brasil.
4. Derrota para a Alemanha na Copa do Mundo
Outra famosa previsão feita pelo seriado também nesse episódio é a da derrota do Brasil para a Alemanha na final da Copa do Mundo de 2014. O capítulo, transmitido nos EUA em 30 de março daquele ano, foi ao ar muito antes das seleções se enfrentarem em campo em julho no Maracanã.
Um fato curioso, no entanto, é que apesar de anteciparem a derrota do nosso país, nem mesmo Os Simpsons conseguiram imaginar o placar final da disputa. Se, no episódio em questão, a partida termina em 2 x 0 porque Homer se recusa a marcar um pênalti a favor do Brasil, imaginando que isso fazia parte da tentativa de suborná-lo, na vida real, o Brasil tomou uma lavada inesquecível (e bastante dolorosa) de 7x1.
3. A lesão de Neymar
Como se não já não fosse o suficiente, o episódio Os Simpsons na Copa do Mundo também conseguiu antecipar outro fato bastante polêmico que aconteceu na Copa do Mundo do Brasil. O pênalti que Homer se recusa a marcar na final do campeonato é uma falta sofrida por El Divo, um dos principais jogadores do Brasil no desenho e paródia de ninguém menos do que Neymar.
Para quem não se lembra, o jogador brasileiro, famoso por seu longo histórico de lesões, se machucou nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, tendo sido cortado do campeonato e ficado dois meses sem jogar. No desenho, a falta sofrida por El Divo é muito mais grave e o atacante chega até morrer — o que nem assim faz Homer mudar sua decisão sobre o pênalti.
2. O bar disfarçado de pet shop
As previsões de Os Simpsons para o Brasil, no entanto, não ficaram restritas apenas ao mundo do futebol. No episódio Homer Contra a Lei Seca, o 18º da 8ª temporada do show, Springfield baixa um decreto de proibição de bebidas alcoólicas, obrigando Moe a encerrar suas atividades. Para contornar a situação, o personagem tem então uma ideia inusitada e reabre seu bar disfarçado de pet shop.
Por mais curiosa que a ideia do barman tenha sido, em 2020, algo bastante parecido aconteceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Na época, em meio à pandemia do COVID-19, os clientes de um bar resolveram usar uma passagem secreta, que ficava nos fundos de um pet shop ao lado do estabelecimento, como entrada para o lugar para driblarem a fiscalização e continuarem a se reunir no local.
O plano absurdo foi descoberto pouco tempo depois pela prefeitura e a notícia correu o país, lembrando muita gente do episódio transmitido em 1997 no seriado.
1. Brasil sendo espionado pelos EUA
Outro prenúncio bastante famoso de Os Simpsons que envolveu o Brasil foi o caso mostrado no longa-metragem da franquia, Os Simpsons - o Filme, de 2007. Na trama, dirigida por David Silverman, há um momento em que é mostrada a NSA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, e é possível ver vários de seus agentes trabalhando como espiões e escutando conversas dos cidadãos.
Cinco anos depois, em 2013, Edward Snowden, um ex-analista de sistemas da agência, baixou milhares de documentos da NSA e da CIA e revelou ao mundo que o serviço estadunidense realmente monitorava e coletava dados de bilhões de pessoas em todo o mundo. Os documentos revelavam que a espionagem ia muto além dos cidadãos americanos e o Brasil chegou a ser apontado como um dos maiores alvos da espionagem dos EUA.