Vazamento de dados do Pix: mais de 46 mil chaves comprometidas em incidente recente

O Banco Central comunicou o vazamento de dados de 46.093 chaves do Pix pertencentes aos clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia). Esse incidente ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição financeira. No entanto, informações sensíveis como senhas, extratos e saldos, protegidas por sigilo bancário, não foram expostas.

Apenas os dados cadastrais vinculados às chaves comprometidas ficaram visíveis para terceiros. Essas informações incluem o nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta utilizado pelo cliente. Os clientes afetados pela exposição serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking da instituição. O Banco Central alerta os usuários a desconsiderarem eventuais avisos feitos via telefone, apps de mensagens, e-mail ou SMS.

Esse é o sexto vazamento de dados relacionado ao Pix desde o seu lançamento em novembro de 2020. Vazamentos anteriores incluíram incidentes com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), Acesso Soluções de Pagamentos, Logbank Soluções em Pagamento e Abastece Ai Clube Automobilista Payment. Felizmente, os dados expostos nesses casos não comprometeram senhas e extratos bancários.

BS

Branco Sousa