Starlink segue com acesso ao X; Anatel foi avisada que ordem não será cumprida

Mais de 48 horas após a ordem do Supremo Tribunal Federal para que a Anatel instruísse os provedores de internet a bloquearem o acesso à rede social X, vários provedores regionais ainda não haviam realizado o bloqueio. A Starlink, empresa controlada por Elon Musk, também continuava a fornecer acesso, conforme verificado nas redes sociais na noite deste domingo, 1º.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, afirmou que foi informado informalmente pelos representantes da Starlink de que a empresa não pretende cumprir a ordem de bloqueio da agência enquanto suas contas bancárias não forem desbloqueadas pelo Supremo. Baigorri informou que a questão foi reportada ao Supremo. Conforme apuração deste noticiário, a Anatel trata os casos de "desobediência" às ordens de bloqueio como uma questão a ser resolvida pelo Judiciário.

O ministro Alexandre de Moraes havia determinado o bloqueio das contas da Starlink como forma de garantir o pagamento das multas aplicadas ao X, que já ultrapassam R$ 18 milhões, devido à dificuldade de localizar representantes legais e ativos da rede social no Brasil.
SP

Samuel Possebon - Teletime

Texto Original: Teletime