O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na manhã desta segunda-feira (13), as datas do Fies 2025 (Fundo de Financiamento Estudantil). A previsão é que as inscrições para o programa abram no dia 4 de fevereiro e se estendam até o dia 7. O resultado está previsto para 18 de fevereiro. O ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou que as datas ainda serão publicadas no Diário Oficial da União.
Veja o cronograma:
- Inscrições: 04 a 07 de fevereiro
- Resultados: 18 de fevereiro
- Início da convocação da lista de espera: 25 de fevereiro
O que é o Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil, criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O programa oferece a possibilidade de pagar boa parte do curso apenas depois de formado, a juros menores. Estão aptos a participar aqueles que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos últimos anos e obtiveram média maior que 450 nas provas, além de não ter zerado a redação. Além desses requisitos, também é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de, no máximo, 3 salários mínimos (R$ 4.554).
No caso do Fies Social, modalidade exclusiva para alunos de baixa renda, é possível financiar até 100% do curso – ou seja, o aluno não paga nada durante a graduação. O candidato precisa ter renda familiar por pessoa de no máximo meio salário mínimo (R$ 759).