Review: Beats Solo 4

Os mais recentes fones de ouvido supra-auriculares da Beats não possuem cancelamento de ruído nem pausa automática, mas o som é fantástico.

Não há muito nos novos fones de ouvido Beats Solo 4 à primeira vista. Ausente neste pacote de $200 está qualquer forma de cancelamento de ruído ou modo de transparência. Não há recurso de pausa automática ou classificação de resistência à água - algo que você poderia esperar de fones de ouvido apresentados como companheiros de corrida em vídeos de marketing.

A Beats parece orgulhosa do minimalismo marcante do Solo 4, apontando em vez disso para seu design slimline, som aprimorado e recursos principais versáteis. Destaques incluem até 50 horas de reprodução por carga, a capacidade de conectar-se com 3,5 mm ou USB-C para áudio sem perdas, e, mais conveniente, recursos internos para telefones Android e Apple, como emparelhamento com um toque e rastreador de fones de ouvido.

Eu admito que inicialmente fui dismissivo em relação ao Solo 4 por sua falta de poder de fogo, mas ao longo de vários dias de teste, o som continuou me chamando de volta. Sua performance calorosa, limpa e suave vem de uma arquitetura acústica redesenhada que prova que a influência sonora da Apple na marca Beats é profunda. Você pode obter muito mais tecnologia de outras opções, mas há o suficiente aqui para considerar o Solo 4 para alguns - especialmente quando o preço inevitavelmente baixar.

Elegante e Simples

A estética do Solo 4 não se afastou muito de suas raízes. Você terá todos os adornos de um dispositivo Beats moderno aqui, como a caixa de plástico fosco em cores chamativas e o logo característico da Beats em cada fone de ouvido. Os fones de ouvido dobram para viagens, cabendo em um estojo compacto com bolsos internos para os cabos de 3,5 mm e USB-C incluídos.

Os fones de ouvido supra-auriculares como o Solo 4 são uma raridade nos dias de hoje, e geralmente eu acho os fones de ouvido circum-auriculares mais confortáveis, já que eles pressionam contra a sua cabeça, não as suas orelhas. A força de fixação do Solo 4 pode causar algum desconforto com o tempo, mas eu consegui usá-los por várias horas sem grandes reclamações, e não tive problemas ao colocar óculos de sol.

A firmeza mantém os fones de ouvido no lugar e proporciona algum isolamento passivo de ruído sólido - algo bom considerando que o Solo 4 dispensa qualquer forma de áudio ambiente. É inegavelmente estranho em 2024 que fones de ouvido com esse visual esportivo abdiquem do modo de transparência para que você possa ouvir o mundo ao seu redor durante os exercícios. Uma boa classificação de resistência à água, algo que a maioria dos fones de ouvido topo de linha não oferece, teria sido uma inclusão agradável em seu lugar.

Eu gosto do sistema de controle simplificado do Solo 4, oferecendo teclas intuitivas de volume e reprodução centradas no logo da Beats no lado esquerdo. Assim como o Studio Pro, a tecla de plástico parece um pouco barulhenta, mas isso é menos preocupante nesse preço. Outra grande omissão do Solo 4 que me incomodou ao longo de vários dias é a falta de sensores de pausa automática ou desligamento automático. Mais uma vez, não é algo enorme dado a enorme vida útil da bateria de 50 horas, mas é algo que eu esperaria nesse nível.

Uma ou outra

Isso não quer dizer que o Solo 4 não tenha recursos avançados. Eles oferecem um intrigante conjunto de truques para dispositivos Android e Apple, cortesia da Beats Proprietary Platform. O sistema, que também impulsiona o Studio Pro (7/10, WIRED Recomenda) e muitos dos últimos fones de ouvido da Beats, permite um emparelhamento conveniente com um toque e recursos de Find My para ambos os tipos de dispositivo, enquanto atende a cada um de algumas maneiras chave.

Os recursos amigáveis ao Android incluem emparelhamento automático e troca de áudio entre tablets e telefones conectados ao Google, além de um aplicativo da Beats para alguma personalização básica e atualizações de firmware. No lado da Apple, você terá controle de voz "Hey Siri" sem usar as mãos, opções básicas de personalização no telefone, reprodução de mensagens e compartilhamento de áudio. Eles também são transferidos automaticamente para o seu Apple Watch, mas não permitem a troca automática entre dispositivos iCloud como os AirPods.

O Solo 4 suporta o áudio espacial da Apple graças aos sensores integrados para rastreamento dinâmico da cabeça, que usa truques digitais para ancorar o som ao redor da sua posição de audição. Eu preferiria que a Apple gastasse esse dinheiro em sensores de pausa automática, mas está lá para quem gosta do efeito 3D.

Fiquei particularmente impressionado com o alcance sem fio dos fones de ouvido; eu pude deixar meu telefone no meu escritório em casa e trabalhar no quintal sem interrupção de sinal.

Brilho Suave

O som do Solo 4 é o que realmente prendeu minha atenção, oferecendo um splash dourado no médio alcance, graves fundamentais que evitam ser avassaladores, e agudos doces que nunca parecem forçados ou excessivamente brilhantes.

Pode ser difícil transmitir aquela sensação quando um par de fones de ouvido simplesmente agrada aos seus ouvidos, mas o Solo 4 se encaixa perfeitamente nesse conceito para mim. Há uma clareza sólida, mas é temperada com uma agradável camada de calor suave que torna a audição envolvente e confortável. De vez em quando, eles podem parecer um pouco planos, mas, quando têm a chance com músicas complexas e bem gravadas, muitas vezes se destacam.

Sua separação instrumental aguçada permite que você explore graciosamente as diferentes cores de cada música. Guitarras e metais são nítidos o suficiente para se destacarem, mas suaves em timbre. A percussão tem a presença certa, desde cliques texturizados de baquetas até tambores de mão em pó. O piano muitas vezes é reproduzido com uma agradável mistura de suavidade e clareza, fazendo você se inclinar com satisfação.

Os fones de ouvido também fazem um excelente trabalho em criar espaço e suportar o silêncio. Eu me peguei ouvindo mais até o final das músicas, já que pequenos nuances como um amplificador zumbindo ou o clique de um microfone deixado na gravação pareciam ter uma folga extra. "Feels Like Home" de Drew e Ellie Holcomb é um exemplo particularmente adorável, queima a guitarra com tremolo no canal direito, adicionando batidas de caixa e bumbo fofos, e deixando tudo desaparecer lentamente nos segundos finais.

RW

Ryan Waniata - Wired

Texto Original: Wired