Quem é o brasileiro que lidera “quadro de medalhas” da academia Ferrari em 2024

Rafael Câmara lidera Fórmula Regional Europeia (FRECA) Foto: Dutch Photo Agency/Divulgação

O Brasil ainda não tem pilotos confirmados para o grid da F1 em 2025, mas os jovens talentos da base mostram que esta espera está perto de acabar. Além dos dois pilotos de testes na categoria (Felipe Drugovich na Aston Martin e Pietro Fittipaldi na Haas) e os dois na divisão de acesso, a F2 (Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi), o Brasil tem o piloto de melhor desempenho no ano na poderosa Ferrari Driver Academy: o piloto Rafael Câmara.

Aos 19 anos, ele é o líder da Fórmula Regional Europeia (FRECA), categoria que consagrou como campeão no ano passado Andrea Kimi Antonelli, que está sendo cotado para uma vaga na Mercedes já no ano que vem. Ambos tem em comum a ligação com uma academia de pilotos e correrem no mesmo time italiano (a Prema).

O desempenho de Câmara tem sido impressionante em 2024, o que o coloca no topo do ranking da Ferrari Driver Academy mesmo considerando pilotos mais experientes. Ele conquistou cinco vitórias e 8 pódios em 12 provas disputadas até aqui, o que o deixou na liderança da FRECA com 210 pontos, 50 de vantagem sobre o segundo colocado, o finlandês Tuukka Taponen.

“Foi um começo muito bom. É um campeonato longo, mas a maneira como começamos foi muito boa. E então, sim, com certeza o objetivo é conquistar o título. Precisamos continuar trabalhando duro e fazendo o que fizemos desde a pré-temporada: vamos continuar lutando por mais pódios e vitórias durante o campeonato. Precisamos ser muito consistentes durante todo o ano, focar em nós mesmos e fazer o melhor que pudermos como equipe, trabalhando duro sempre”, diz Câmara em entrevista para FORBES na Itália, dentro do motorhome da Ferrari em um GP de F1 onde foi acompanhar o trabalho da equipe de perto.

Foto: Dutch Photo Agency/Divulgação

“O apoio da Ferrari Driver Academy é muito importante. É sempre muito bom estar com eles. Especialmente para me preparar para o fim de semana, para a corrida. Estar o mais preparado possível. Chegar lá e fazer o que sabemos na corrida. Estar o mais saudável possível, todas essas coisas. E também o lado mental. Então, toda vez que estou em Maranello, estamos na fábrica, trabalhamos nesse aspecto. No aspecto mental, isso é muito importante, pois você está subindo e subindo nas categorias. E também o físico. Toda vez que estamos na academia, temos nossa programação. É ótimo fazer parte dessa grande família. Já somos parte dela, mas queremos nos aproximar ainda mais”, diz Câmara.

RF

Rodrigo França - Forbes Brasil

Texto Original: Forbes Brasil