BYD King ou Toyota Corolla: qual vence a batalha de titãs entre sedãs híbridos?

O BYD King estreou no mercado brasileiro para ampliar o segmento de híbridos e competir com aquele que talvez seja o sedã mais tradicional do país, o Toyota Corolla. Os dois modelos compartilham algumas semelhanças, como a carroceria, mas as diferenças são significativas.

Mesmo com tantas discrepâncias, o chinês promete ser um forte concorrente para o japonês líder de vendas na categoria. Na busca por sustentabilidade e alternativas aos combustíveis fósseis, os lançamentos criam um cenário competitivo e um novo capítulo na disputa por veículos eletrificados.

Compartilhando de algumas similaridades e outras diferenças bastante significativas, muita gente fica na dúvida sobre qual deles levar para casa.

Mas, afinal, qual é o melhor sedã híbrido para colocar na garagem? Para te ajudar a tomar essa decisão, comparamos os dois modelos.

Qual o melhor sedã híbrido: BYD King ou Toyota Corolla?

BYD King (Foto: Divulgação/BYD)

Antes de mais nada, precisamos dizer que as tecnologias usadas pelos carros são diferentes. O Toyota Corolla Hybrid é um híbrido pleno (HEV), ou seja, não necessita de recarga externa porque a bateria recarrega durante as frenagens e desacelerações do carro.

Já o BYD King é um híbrido plug-in (PHEV), o que significa que a bateria é maior e demanda recarga externa. Além disso, o motor elétrico pode se tornar o principal motor de tração.

Feita essa diferenciação, o Corolla é equipado com um motor elétrico de 72 cv que auxilia o motor 1.8 flex de 101 cv de potência, totalizando 122 cv e autonomia de até 880 km. No modo elétrico, ele não roda mais do que 2 km.

O King, por sua vez, tem um motor a combustão de 110 cv e outro elétrico de 175 cv, somando 209 cv de potência combinada. Seu alcance chega a 1.200 km com tanque cheio e bateria carregada, sendo 32 km no modo totalmente elétrico (versão de entrada).

Certo, então o BYD é melhor? Nem tanto, já que o Toyota é mais econômico.

Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

Consumo de combustível e outros critérios

O sedã japonês faz até 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina; ou 12,8 km/l e 11,1 km/l com etanol, respectivamente. Já o chinês roda até 16,8 km/l no ciclo urbano e 14,7 km/l no ciclo rodoviário com gasolina.

Baseado nos dados do Inmetro, o Corolla só fica atrás do BYD King em autonomia máxima. O primeiro tem apenas 43 litros no tanque, mas poderia rodar 795 km com ele cheio. O segundo comporta 48 litros e pode rodar 806 km quando abastecido.

Falando em itens de conforto e segurança, nenhum dos sedãs deixa a desejar. Com tantas qualidades diferentes, fica até difícil comparar, então a resposta certa sempre dependerá da preferência do comprador.

Quem valoriza um carro com tecnologias mais inovadoras, um moderno sistema híbrido plug-in e boa autonomia vai gostar de experimentar o BYD King (a partir de R$ 175.800).

Por outro lado, quem busca tradição, economia de combustível e não quer depender de tomadas pode apostar no Toyota Corolla (a partir de R$ 190.120).

LS

Lorena de Sousa - News Motor

Texto Original: News Motor