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Design e inovação: Audi apresenta novo carro que deixa qualquer um de queixo caído


Noventa anos foi o tempo que a Audi levou para tirar do papel o projeto Type 52, carro desenvolvido na época em que a montadora ainda era Auto Union. O modelo, criado a partir do esforço conjunto de historiadores, pesquisadores e projetistas da marca, prometia ser um dos maiores ícones da época, mas nunca passou de promessa.

Agora, a montadora de automóveis de luxo, conhecida pela inovação tecnológica e pelo design de seus produtos, apresentou ao público o Schnellsportwagen, modelo inspirado no Type 52. A apresentação ocorreu durante o Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido.

Em 1933, época em que a Audi era apenas uma das marcas da Auto Union AG, a empresa introduziu o conceito do Type 52, uma berlina esportiva com motor de 16 cilindros que foi um grande símbolo da busca da montadora por inovação e desempenho.

Naquela década, a Auto Union e a Mercedes-Benz receberam investimentos do partido nazista para criarem carros de corrida capazes de vencer os campeonatos de esporte a motor que, no futuro, se tornariam a Fórmula 1.Foi nesse contexto que o Type 52 surgiu como uma versão de rua dos carros de corrida.

Ele foi projetado por Ferdinand Porsche e oferecia o motor V16 usado nos GPs, mas ajustado de forma diferente para gerar menos potência e rodar com gasolina comum.

Type 52 sai do papel como Schnellsportwagen

A Audi e a empresa Crosthwaite & Gardiner se juntaram em parceria para finalmente criar o tão esperado carro planejado na década de 30. O modelo ganhou novas configurações e detalhes, principalmente porque os conjuntos mecânicos avançaram muito desde então.

Interior do Audi Schnellsportwagen (Foto: Divulgação).

O plano inicial era usar um motor V16 4.4 supercharger de 200 cv, mas o escolhido para o novo projeto foi um propulsor V16 6.0 de 520 cv de potência.Com exceção do sistema, a montadora realizou poucos ajustes para se manter o mais fiel possível ao projeto original, fazendo mudanças apenas quando necessário.

O desenho interior, por exemplo, seguiu o mesmo layout da época com três bancos na frente e o condutor no meio dos passageiros. Também não houve mudança no câmbio de cinco marchas e na direção, nem tampouco no acabamento clássico da época, feito em madeira e couro.

Porém, a Audi ampliou um pouco a distância entre-eixos (de 3 metros para 3,31 m) para conseguir acomodar todas as peças do veículo. A mudança mais profunda ocorreu na suspensão, que ficou mais moderna.

Infelizmente, a montadora anunciou que o carro é único e não haverá produção em série do Schnellsportwagen inspirado no Type 52, que possivelmente se tornará uma peça no museu da marca.

LS

Lorena de Sousa - News Motor

Texto Original: News Motor