O WhatsApp está testando um novo recurso de busca com a inteligência artificial (IA) da Meta no Android. A Meta AI, chatbot da Meta, empresa proprietária do WhatsApp, Facebook e Instagram, pode em breve ser integrada à função de pesquisa do aplicativo.
A novidade foi descoberta pelo site WABetaInfo na versão Beta 2.23.25.15 do WhatsApp para Android. Com essa integração, a IA da Meta pode sugerir o início de uma conversa automaticamente ao realizar uma busca no aplicativo.
Além de fornecer conteúdos simples, a Meta AI oferece prompts prontos para os usuários começarem a interagir com a plataforma, caso não saibam o que pedir. Esses prompts incluem a geração de textos ("piadas sobre pássaros"), imagens ("imagine um chefe que é um robô") e até a busca por clipes na internet ("vídeos de dança com fogo").
Para a criação de ilustrações do zero, a ferramenta utilizada é a Imagine, da própria Meta. Já os conteúdos em texto são gerados pelo modelo de linguagem Llama, que em breve receberá uma terceira geração.
Implementação da IA da Meta no WhatsApp pode demorar
No entanto, a Meta ainda não confirmou oficialmente os testes da Meta AI no WhatsApp. O recurso está em desenvolvimento e não há previsão para seu lançamento na versão estável do aplicativo.
Além disso, os recursos de IA da Meta estão sendo disponibilizados gradualmente, o que significa que nem todos os usuários ou regiões receberão a novidade ao mesmo tempo.
Uma versão Beta anterior do aplicativo apresentou a Meta AI em uma localização diferente, na forma de um atalho na barra superior do aplicativo. Isso mostra que a empresa continua testando diferentes variações de interface antes de decidir a melhor forma de integrar a ferramenta.