O enorme acervo do Sistema Brasileiro de Televisão, ou SBT para os milhões de telespectadores brasileiros de TV aberta, finalmente será utilizado em um canal digital de streaming, o +SBT. E o anúncio, nesta semana, adiantou que o app terá acesso gratuito e modelo de negócio 100% custeado pela comercialização de anúncio publicitário em três frentes.
“Vemos três diferentes maneiras de construir um produto digital: a partir da ideia de monetizar aquilo que já temos; adotando o mesmo modelo que os concorrentes já fizeram ou pensando especificamente na forma de consumo do usuário final. É nesse terceiro modelo que acreditamos”, explica Roberto Grosman, diretor executivo de transformação digital do SBT.
Serão três formas de distribuição: on demand, em que o público escolhe o quê e quando quer assistir; canais Fast, com conteúdo temático pré-definido; e simulcast, exibição ao vivo do mesmo sinal da TV linear.
A nova empreitada aposta nos canais Fast, que lembram bastante os do Pluto TV. São 10 opções gratuitas que se repentem de maneira contínua: +Humor, +Silvio Santos, +Saudade, +Pop, +Novelas, +Criança, +Séries, +Cinema, +Informação e +TVZYn.
Patrocinadores e conteúdo original
O +SBT também terá sua seção Originais, com as obras produzidas especificamente para o streaming, a exemplo da Coleção SBT, uma série de documentários que contará a história dos comunicadores e nomes que fizeram a história da emissora, como Carlos Alberto de Nóbrega, Hebe Camargo, Gugu Liberato além do próprio Silvio Santos.
Já estão engatilhados entre os Originais um um talk show sobre numerologia e bem-estar, apresentado por Aparecida Liberato; e um programa sobre mulheres vítimas de golpes, no estilo true crime, com apresentação da jornalista Magdalena Bonfigliolli. Já para os baixinhos, a companhia começou a produção de Pica Pau Amarelo, inspirado no universo criado por Monteiro Lobato.
Hebe Camargo terá um documentário especial entre os Originais (Imagem: Reprodução/+SBT)
O novo streaming entrará no ar com cinco patrocinadores. Grupo Boticário, Seara, Caixa, Coca-Cola e Unilever. O +SBT poderá ser acessado por smartphones com sistemas iOS e Android e também em TVs conectadas Samsung e LG, computadores, tablets, Chromecast e Google TV a partir do dia 18 de agosto.