O dia mais assustador do ano está chegando! Embora a festa venha se popularizando cada vez mais no Brasil, dá para entender quem ainda não sabe escrever o nome dela corretamente – afinal, esta é uma palavra que não pertence à Língua Portuguesa. A pronúncia se parece com “raloim“, mas o jeito certo de escrever é Halloween. Embora hoje esteja associada a assombrações e terror, esta é uma celebração pré-cristianismo, que no hemisfério norte relembrava os antepassados e comemorava as colheitas do ano junto com a chegada do inverno.
Além disso, por mais que tenha se popularizado nos Estados Unidos e atravessado o globo por meio dos filmes, este evento cultural tem sua origem, na verdade, na Europa. Abaixo, entenda a origem da palavra “Halloween” e conheça seu significado!
Dia de todos os santos
A etimologia, ou seja, origem da palavra “Halloween”, vem da expressão “All Hallows’ Eve”, que se traduz para “véspera de todos os santos”.
O “Dia de Todos os Santos” antecede o feriado de Finados, celebrado em 2 de novembro no Brasil, e o Dia de Los Muertos, neste mesmo dia no México. Antes de ser o “Dia das Bruxas”, 31 de outubro (ou 01 de novembro), era apenas mais uma das datas no calendário litúrgico, a programação de eventos da Igreja Católica.
Mas a procedência da festa é ainda mais antiga: vem da antiga celebração Samhain, que acontecia durante todo o mês de novembro nos países celtas do Reino Unido, como Irlanda, Escócia e País de Gales.
Exemplos
- Fui convidada para uma festa de Halloween.
- Não sei que fantasia vestir neste Halloween.
- Meu condomínio começou a comemorar o Halloween no ano passado.
- Eu gostei de aprender sobre as origens do Halloween.
- Meu filme de Halloween favorito é “Abracadabra”.
- Queria morar em um lugar que se comemora o Halloween.