ML Creatina

Renato Aragão comemora 90 anos e prepara filme internacional do Didi

Renato Aragão, o eterno Didi, comemora 90 anos nesta segunda-feira (13). O ator e apresentador brasileiro, considerado um dos maiores comediantes do país, dedicou mais de 60 anos de sua vida ao humor, transformando o personagem Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo em um ícone da cultura nacional.

Mais de 60 anos dedicados ao humor

Nascido em Sobral, interior do Ceará, em 1935, Renato Aragão começou sua carreira na TV ainda nos anos 1960, após vencer um concurso na TV Ceará e começar a trabalhar como ator da emissora. Em 1964, mudou-se para o Rio de Janeiro para integrar o quadro de funcionário da TV Tupi e posteriormente da TV Excelsior, onde criou seu primeiro programa de comédia, Os Adoráveis Trapalhões.

Em 1974, de volta à TV Tupi, repaginou sua antiga criação para um novo formato e estreou aquele que se tornaria um marco da TV brasileira: o humorístico Os Trapalhões, em que ao lado de Dedé (Dedé Sant'Anna), Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes) e Zacarias (Mauro Faccio Gonçalves) apresentava uma série de esquetes de humor.


Os Trapalhões entrou para o Guiness Book como o grupo humorístico que ficou mais tempo no ar em todo o mundo (Imagem: Divulgação/Acervo/Globo)


O título fez enorme sucesso e, em 1977, foi para a TV Globo, onde transformou-se em um fenômeno de audiência e popularidade, que estendeu-se também para o cinema. Com a formação clássica de Os Trapalhões, Renato Aragão estrelou 23 filmes, além de posteriormente seguir carreira solo como Didi, somando mais de 50 trabalhos nas telonas.

Em 1998, oito anos após a morte de Zacarias e quatro desde a morte de Mussum, criou o sitcom brasileiro A Turma do Didi, que ficou no ar até o ano 2000 e revelou nomes da comédia nacional. O programa foi substituído por Aventuras do Didi, que encerrou suas atividades em 2013 e marcou a última aparição recorrente do comediante na TV, embora o ator continue a fazer aparições esporádicas na TV Globo e seja ativo nas redes sociais.

Além de toda a carreira nas telinhas e telonas, Renato Aragão também foi embaixador da UNICEF, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, e marcou seu nome em momentos icônicos da TV como suas aparições no comando da Criança Esperança e a escalada que fez no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em 1991, para beijar a mão da estátua.

Didi faz estreia para público internacional

Renato e a filha Lívia Aragão (Imagem: Divulgação/Instagram Renato Aragão)

Agora, aos 90 anos, Renato Aragão prepara-se para dar mais um passo em sua carreira. Durante entrevista exibida no Fantástico neste domingo (12), o comediante contou que está preparando um filme internacional.

O humorista, que tem o sonho de ver seu personagem Didi falando em inglês e ficando conhecido no mundo todo, já tem até o roteiro de seu novo projeto pronto, mas não adiantou detalhes de como será a história do longa-metragem.

Entre os filmes de maior destaque do ator estão O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão (1977), Os Saltimbancos Trapalhões (1981), A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989), O Noviço Rebelde (1997) e Simão, o Fantasma Trapalhão (1998), títulos que fez com os amigos Dedé, Mussum e Zacarias, mas também durante sua carreira solo.

Ainda nesta semana, o comediante também irá ganhar uma homenagem da TV Globo. O programa Tributo da quarta-feira (15) será dedicado à vida e obra do humorista, relembrando sua história dentro e fora dos palcos. A atração está prevista para começar às 23h10, logo após o BBB 25.

PA

Paulinha Alves - Canal Tech

Texto Original: Canal Tech