Um novo estudo publicado na revista Arteriosclerosis Thrombosis and Vascular Biology alerta que o adoçante artificial eritritol aumenta o risco de eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame, já que a substância tornou as plaquetas mais ativas, aumentando assim o risco de coágulos sanguíneos.
O eritritol é cerca de 70% tão doce quanto o açúcar e é produzido pela fermentação do milho. O problema é que, após a ingestão, o eritritol é mal metabolizado pelo corpo. Em vez disso, ele vai para a corrente sanguínea e sai do corpo principalmente pela urina.
Anteriormente, essa mesma equipe já tinha descoberto que pacientes cardíacos com altos níveis de eritritol tinham duas vezes mais probabilidade de sofrer um evento cardíaco grave nos três anos seguintes.
Nessa ocasião, o grupo também descobriu que adicionar eritritol ao sangue ou às plaquetas dos pacientes pode aumentar a formação de coágulos.
Aumento no nível de eritritol
Com isso, a ideia do novo estudo foi justamente observar mais diretamente esses efeitos nas plaquetas após a ingestão de eritritol. Ao todo, 20 voluntários participaram. Todos tiveram um aumento de mais de mil vezes no nível médio de eritritol após o consumo.
Além disso, os participantes mostraram um aumento significativo na formação de coágulos sanguíneos após o consumo de eritritol.
"Esta pesquisa levanta algumas preocupações de que uma porção padrão de um alimento ou bebida adoçada com eritritol pode estimular agudamente um efeito direto de formação de coágulos", aponta o estudo.
"O eritritol e outros álcoois de açúcar que são comumente usados como substitutos do açúcar devem ser avaliados quanto aos potenciais efeitos de longo prazo na saúde, especialmente quando tais efeitos não são vistos com a glicose em si", acrescenta a pesquisa.
Malefícios do adoçante
A preocupação com os malefícios do adoçante se intensificaram quando pesquisadores descobriram que o xilitol eleva riscos de ataque cardíaco e AVC, assim como é o caso do eritritol. No estudo, o xilitol também aumentou a taxa de formação de coágulos nos locais de lesão arterial.
Enquanto isso, a sucralose pode danificar o DNA humano. Esses fatores levam a crer que adoçantes não são tão saudáveis quanto se pensa.