A TIM disponibilizou uma ferramenta para ativar o eSIM no celular sem ter que se deslocar até uma loja física. Acessível apenas para clientes de planos pós-pagos, a nova plataforma permite que os clientes deixem de utilizar o chip físico de maneira gratuita, sem ter que sair de casa.
Segundo a operadora, o processo é realizado pelo portal Troca Chip, que faz a migração do chip físico para o virtual em poucos passos.
Para isso, o cliente só precisa ter um plano TIM Black e TIM Black Família, ter um celular compatível e se desconectar do Wi-Fi para utilizar a rede móvel da operadora. Depois, basta acessar a ferramenta pelo navegador e iniciar a migração.
A operadora ressalta que o eSIM permite que o cliente tenha mais de um número cadastrado no aparelho, especialmente quando a gaveta só tem espaço para um chip.
“Além disso, o eSIM proporciona maior segurança, tornando mais simples a localização do aparelho em caso de perda ou roubo, uma vez que a conexão de rede não é interrompida”, diz o site da empresa ao pontuar que não é possível remover fisicamente o chip virtual.
Vale lembrar que a TIM não é a única operadora a oferecer eSIM no Brasil. Outras empresas, como a Claro e Vivo, também disponibilizam o serviço aos seus clientes.
Como converter o chip da TIM para eSIM
Veja como fazer a conversão de um chip físico para eSIM:
- Desconecte o seu celular da rede Wi-Fi;
- Pelo celular, acesse a plataforma pelo navegador: trocadechip.tim.com.br;
- Toque em “Solicitar eSIM”;
- Vá em “Trocar meu chip físico para eSIM”;
- Siga as instruções.
Cabe reforçar que a função está disponível apenas em celulares compatíveis com a tecnologia.
E planos pré-pago e controle?
Segundo a operadora, a conversão do chip físico para eSIM em linhas com planos pré ou controle está disponível apenas em atendimentos presenciais. Ou seja, o cliente precisa se direcionar a uma loja da TIM para realizar o procedimento mediante ao pagamento pelo serviço.
Para quem ainda não é cliente, é possível contratar um plano controle com a tecnologia pela loja virtual da companhia.
Quais celulares são compatíveis com o eSIM da TIM?
A própria ferramenta analisa a compatibilidade do celular durante o procedimento. Ao mesmo tempo, a operadora oferece uma relação de dispositivos com o recurso ao acessar a página de atendimento (tim.com.br) e clicar em “Verificar lista de aparelhos”, que é atualizada periodicamente.
Confira alguns celulares disponíveis na relação neste fim de semana:
- iPhone XS, XR, 11 e modelos mais recentes;
- iPhone SE de 2ª geração e de 3ª geração;
- Samsung Galaxy S20, Z Flip, Z Fold 2 e gerações mais recentes;
- Samsung Galaxy A52S e A55;
- Samsung Galaxy Note 20;
- Motorola Razr, Razr 40 e Razr 40 Ultra;
- Motorola Edge 40, Edge 40 Neo e Edge 50 Fusion;
- Motorola Moto G53, G54 e G84.
O que é eSIM?
O eSIM é a evolução do SIM, mais conhecido entre os brasileiros como chip. A tecnologia se concentra em um recurso implementado no interior do celular, que substitui o cartão de plástico inserido no aparelho para se conectar com a rede da operadora contratada.
Ou seja, em vez de colocar um chip físico no celular para usar os serviços da operadora, o proprietário do aparelho só precisa fazer uma ativação via QR Code, site, app ou ao inserir os dados de autenticação da linha manualmente pelas configurações do Android ou do iOS.
Além de se destacar por oferecer um processo totalmente digital, o eSIM permite que o cliente registre várias operadoras no mesmo dispositivo.
Dessa forma, ao viajar para o exterior, não é preciso retirar o chip físico usado no Brasil para inserir o cartão SIM de outro país. Basta desativar a linha brasileira nas configurações e acionar o plano de outra operadora para ter acesso à internet, ligações e afins.