Seu carro "bebe" gasolina? 3 erros que você comete podem ser a causa

Na tentativa de economizar no consumo de combustível do carro, muitos motoristas buscam na internet receitas milagrosas que prometem resolver esse problema. Dentre as sugestões mais frequentes, podemos citar o não pisar com força no acelerador, rodar com os pneus sempre calibrados e não carregar peso no porta-malas, entre outras. A mesma história de sempre.

Felizmente, existem dicas para reduzir o consumo de combustível do carro que realmente funcionam. Claro que não ter peso no porta-malas e não pisar com tanta força no acelerador ajudam, mas há outras alternativas para potencializar essa economia, seja no etanol ou na gasolina.

Não retire a válvula termostática ou seu carro “beberá” combustível

Para começar, muitos mecânicos acabam retirando a válvula termostática do sistema de resfriamento do veículo. O que não é aconselhável, pois pode acarretar consequências negativas para o veículo.

A válvula termostática desempenha um papel fundamental no controle da temperatura, na regulagem do fluxo de líquido de arrefecimento. Sua função é garantir que o motor atinja e mantenha a temperatura ideal quando estiver operando.

Se a válvula for removida, o motor pode operar em temperaturas muito abaixo do recomendado, o que resulta em menor eficiência de combustão, ou seja, o carro consumirá mais combustível do que o normal. Além disso, ocorre o desgaste das peças internas.

Resumindo: a válvula termostática desempenha um papel crucial na eficiência e durabilidade do motor. Retirá-la pode comprometer diferentes aspectos.

Válvula termostática do carro (Foto: Reprodução)

Mas não é só isso: 2 outros erros que consomem muito combustível

Se você acha que o motivo para o alto consumo de combustível é culpa da retirada da válvula termostática, saiba que ainda existem outros fatores que contribuem para isso. São eles:

Utilizar combustíveis adulterados: muito cuidado onde você abastece o seu carro. Postos de combustíveis desonestos podem vender aos clientes combustíveis adulterados, como gasolina com maior quantidade de etanol, por este ser mais barato. Ou vender etanol com mais água. Observar estes sinais pode ajudar a entender o motivo de o seu combustível “evaporar” com tanta facilidade.

Ignorar a luzinha com desenho de motor no painel: observe o painel do seu carro. Caso enxergue uma luzinha com o desenho de motor, saiba que este é um alerta indicando problema na central eletrônica. Na prática, isso significa que o carro está em modo de emergência, mesmo que esteja funcionando perfeitamente. Por outro lado, esse problema compromete o desempenho do veículo e, consequentemente, faz gastar mais combustível. Por isso, atenção!

 
RS

Renato Soares - News Motor

Texto Original: News Motor